Pular para o conteúdo principal

Um ABCDE que pode salvar vidas


20140112093649_info-lesaoO câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Ele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. E, em uma região como a nossa, onde a incidência do sol é muito forte e intensa, ele acaba sendo um perigo ainda mais real.
O principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele é a radiação ultravioleta. Por isso, evitar uma exposição excessiva ao sol é o primeiro e mais importante passo para evitar a doença. Além do que, isso contribui não só para o possível desenvolvimento da doença, mas também para o envelhecimento precoce da pele.
A forma mais grave do câncer de pele é o do tipo melanoma, devido a sua alta possibilidade de metástase. No mundo, cerca de 7 milhões de pessoas morrem todo ano por esse tipo de câncer de pele. No entanto, as chances de cura são altas, quando descoberto no início.
Para isso, além de cuidados, como não se expor de forma intensa e excessiva e utilizar protetor solar adequado, a autoinspeção rotineira da pele é fundamental. Para ajudar as pessoas nisso, o site Tribuna da Bahia preparou uma forma simples e muito informativa para que você possa avaliar o desenvolvimento de qualquer mancha que aparecer.

Comentários