Seus seios doem ou coçam? Conheça as possíveis causas!

 
Seus seios doem ou coçam? Conheça as possíveis causas!

A coceira e a dor são sintomas comuns, e podem ser causados por diferentes fatores, porém, independentemente da possível causa destes, é muito importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado e descartar um problema grave.

Dor e coceira nos seios podem ser sintomas leves ou se transformar em algo muito grave. Por isso é importante considerar as possíveis causas do problema, examinar os seios regularmente e procurar ajuda médica caso encontre alguma anomalia.

Possíveis causas de dor nos seios

A dor nos seios pode aparecer antes ou durante o período menstrual, em resposta às mudanças hormonais que ocorrem durante este ciclo. Para esses casos uma boa opção é relaxar os seios fazendo uma massagem, usando óleo de prímula, pimenteira silvestre, maca peruana (ou andina), Angélica (também conhecida como Jacinto da Índia) ou a sálvia.
Outra razão para dores e coceira nos seios pode ser o período de lactação, devido a uma infecção conhecida como mastite. Trata-se da inflamação do tecido da mama, que costuma vir acompanhada de outros sintomas tais como a febre e o cansaço. Nesses casos o tratamento habitual inclui alguns antibióticos, ainda que também seja possível tratar de forma natural usando, por exemplo, uma infusão de tomilho que deve ser aplicada diretamente no mamilo.
Verdades-sobre-os-seios-500x333
Uma razão para que os seios doam, que não deve ser ignorada, é o câncer inflamatório de mama. Este tipo de câncer não é tão comum, mas quando ocorre vem acompanhado de sintomas como coceira, inflamação e dor, além de vermelhidão da região devido ao fato de que a mama se enche de líquido linfáticoNeste caso o diagnóstico só pode ser dado por um especialista, assim como a indicação do tratamento mais adequado.

Possíveis causas de coceira nos seios

A coceira nos seios normalmente acontece como uma reação alérgica aos componentes de produtos químicos como detergentes, desodorantes, perfumes ou agentes químicos derivados de produtos que tenham algum contato com a pele. Por isso é muito importante considerar que tipo de produto pode estar atuando sobre a pele e causando reações alérgicas.
A falta de hidratação na pele dos seios é outra das causas pelas quais eles podem coçar. É importante nutrir essa parte da pele usando, por exemplo, óleo vegetal, creme hidratante ou manteiga de karité.
Manteiga-de-karite1-500x356
Essa coceira também é um dos primeiros sintomas que surgem com a gravidez. Costuma vir acompanhada de uma leve dor causada pelo aumento da irrigação de sangue na região, principalmente nos mamilos. É um sintoma que costuma diminuir à medida que o corpo vai assimilando as mudanças. Mas enquanto não diminui é possível tratá-lo aplicando compressas de infusão de calêndula.
Se a coceira aparecer apenas em uma parte ou em uma das mamas, a causa pode estar na própria glândula mamária ou nos tecidos conectados. É muito importante considerar outros sintomas como a dor, tumores ou nódulos, mudanças na forma da mama ou secreção de líquidos do mamilo, já que pode estar associado a uma infecção nos seios ou a fibro edemas, cistos benignos ou um tumor de mama.
Finalmente, a coceira nos seios pode ocorrer por usar o sutiã muito apertado ou porque é feito de algum tipo de tecido que causa alergia na pele. Se seus seios coçarem e você já descartou as opções anteriores, é preciso verificar se o motivo é o tipo de sutiã que está usando.

Tratamento para dores e coceiras nos seios

O tratamento para esses problemas deve ser aplicado de acordo com sua causa. Se o problema estiver na pele, o ideal é hidratá-la para aliviar os sintomas. Se os sintomas estiverem relacionados a uma infecção ou um problema mais grave, é importante procurar um médico, já que provavelmente será necessário um tratamento farmacológico e/ou exames médicos profissionais.
Fonte:  melhor com saúde

Comentários

Postar um comentário