Pular para o conteúdo principal

Pesquisa britânica sugere que, em mulheres, a obesidade aumenta em até 40% o risco de sete tipos de cânce


Foto: Reprodução
Os cânceres  de intestino, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero, estômago e mama (depois da menopausa) estão na lista dos riscos que podem aumentar quando a mulher é obesa. A pesquisa apresentada pela organização britânica Cancer Research UK informa que uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, principalmente o estrogênio, considerado um componente que alimenta as células cancerígenas.
Para Julie Sharp, chefe do setor de informações de saúde da Cancer Research UK, pequenas mudanças no estilo de vida podem representar grandes diferenças. Ela diz que parar de fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta equilibrada e diminuir o consumo de álcool são grandes oportunidades para reduzir os riscos de desenvolver a doença.
“Perder peso não é fácil, mas você não tem que entrar para uma academia e correr quilômetros todo dia, ou desistir de sua comida favorita para sempre. (…) Fazer pequenas mudanças que você consegue manter a longo prazo pode ter um impacto real. Para começar, tente sair do ônibus uma parada antes da sua e cortar alimentos gordurosos ou com muito açúcar”, sugere.

Comentários