O que é braquiterapia?

Um tratamento que possibilita maior precisão, redução de tempo e de efeitos colaterais



Foto: Reprodução









Uma técnica moderna e extremamente eficaz para quem luta contra um câncer. Assim, de maneira geral, poderíamos resumir a braquiterapia. Trata-se de uma forma de radioterapia onde uma fonte de radiação é alocada dentro ou junto à área que necessita de tratamento, por isso, o método também é conhecido por radioterapia interna.
Com este procedimento, é possível atingir um grau muito maior de precisão, pois a radiação afeta diretamente o local do tumor cancerígeno, reduzindo a exposição de tecidos saudáveis aos raios-x, como às vezes ocorre na radioterapia de raios externos. Assim, o tumor cancerígeno pode ser tratado com doses mais elevadas de radiação localizada, pois reduz a probabilidade de danos desnecessários aos tecidos saudáveis mais próximos.
Outra vantagem fundamental da braquiterapia é  a redução do ciclo de tratamento, o que contribui para evitar que as células cancerígenas sobreviventes se dividam e cresçam no intervalo entre cada tratamento. E, como se trata de um procedimento minimamente invasivo, muitas vezes é possível realizar o tratamento em regime ambulatorial, sem a necessidade de internação, o que o torna mais acessível e conveniente para os pacientes.
A braquiterapia é uma opção eficaz para muitos tipos de câncer, como os de colo do útero, de próstata, mama e pele. O resultado do tratamento da braquiterapia é comparável às de cirurgia e radioterapia externa ou ainda melhores quando estas técnicas são associadas. De acordo com o médico do HSM – Centro Avançado de Oncologia, Cláudio Reis, com esse procedimento é possível, realmente, diferenciar o tumor dos tecidos sadios e prescrever a dose exata de medicamento onde ainda há doença. “Com isso, temos uma maior integração e quantificação da dose recebida pelo paciente durante a radioterapia externa e braquiterapia, minimizando consideravelmente os efeitos colaterais”, explica.

Comentários