Pular para o conteúdo principal

Mesmo com câncer, pacientes continuam fumando

Levantamento foi realizado pelo Instituto do Câncer de São Paulo, que mostrou que mais de 65% das pessoas diagnosticadas com um tumor cancerígeno não largavam o cigarro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apresentou resultados que surpreenderam os próprios pesquisadores. O estudo mostrou que mais de 65% dos pacientes da instituição que foram diagnosticados com câncer, continuaram fumando.
“Nós imaginávamos, justamente, que uma pessoa que fumasse, na hora de receber o diagnóstico de câncer, ficasse motivada a parar, pelo fato de ter desenvolvido uma doença relacionada ao tabagismo”, explicou o coordenador de Apoio ao Tabagista do Icesp, Frederico Fernandes.
Um dos motivos apontados pelo grupo é o fato de que o cigarro é uma válvula de escape para essas pessoas, principalmente ao lidar com situações difíceis, como é o caso da descoberta de um tumor cancerígeno. O pior é que além de ser um fator de risco para o surgimento do câncer, o cigarro ainda pode atrapalhar o tratamento, atuando de forma negativa sobre a quimioterapia e também na cicatrização e recuperação de cirurgias.
A recomendação dos médicos para quem tem o vício e se encontra em uma situação como essa é procurar outras formas de superar a ansiedade, como exercícios físicos ou outras atividades saudáveis.

tag
category CâncerCigarroPesquisas

Comentários