Medicamento chega ao Brasil e promete substituir a quimioterapia

Medicamento chega ao Brasil e promete substituir a quimioterapia





Medicamento chega ao Brasil e promete substituir a quimioterapia 
Foto: Reprodução

Uma nova droga que deve revolucionar o tratamento de câncer de mama e substituir a quimioterapia foi aprovada pela Anvisa. O Kadcyla (nome comercial do medicamento) representa uma grande esperança para os pacientes, pois a atuação do anti-corpo da droga é diretamente no DNA da célula tumoral.

José Luiz Pedrini, vice-presidente da Região Sul da Sociedade Brasileira de Mastologia, que participou dos estudos sobre a substância, diz que ela é composta por um anticorpo carregado com um quimioterápico. “Este complexo vai direto a célula cancerosa e uma vez dentro dela provoca sua morte. Portanto sua ação se faz somente no tumor, com poucos efeitos colaterais”, explica.

Além disso, a droga aumenta a sobrevida das mulheres com câncer de mama metastático tipo HER2 positivo, equivalente a 32% dos casos da doença. “Trata-se de uma droga revolucionária, com efeito espetacular sobre o câncer de mama metastático com expressão do Her2. O Her2 é uma proteína tumoral que confere ao tumor uma grande agressividade”, afirma Pedrini, acrescentando ainda que o Kadcyla é a primeira droga com este mecanismo de ação no mundo.

Câncer de mama no Brasil

O câncer de mama representa, atualmente, 2,5% das mortes femininas no país. A previsão divulgada pelo Ministério da Saúde sobre os avanços da doença em 2014 é de que serão 57.120 novos casos. De acordo com uma pesquisa da Datafolha, em parceria com a Oncoguia, o câncer de mama é o terceiro tipo de tumor mais frequente no país.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, grande parte dos óbitos ocorre por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor realizando a mamografia, aumentando assim as chances de cura.

category Câncer, Câncer de Mama, Célula, Genética, Medicamentos, Oncologia, Qualidade de vida, Queda de cabelo, Tratamentos, Tumor

Comentários