HOMENS DEVEM FAZER AUTO-EXAME

TERÇA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2012



HOMENS TAMBÉM DEVEM FAZER AUTO-EXAME

Os homens se desesperam e sofrem quando recebem o diagnóstico de câncer nos testículos, principalmente por não saberem as consequências da doença. Mas, diferentemente do que muitos pensam esse tipo de tumor, apesar de agressivo, não causa impotência.
Segundo o chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Daniel Herchenhorn, em alguns casos, o câncer pode causar infertilidade, mas, na maioria das vezes, o quadro é temporário, podendo se prolongar até seis meses depois do término do tratamento.
O médico explica que o tumor atinge normalmente um testículo só. O tratamento requer a retirada desse órgão, mas o outro se mantém, produzindo testosterona. Por isso, o homem não deixa de ter ereção. Em casos raríssimos em que atinge os dois testículos, outros tratamentos são avaliados, afirma.
Segundo o Inca, a doença atinge homens em idade reprodutiva, na faixa etária entre 15 e 50 anos, sendo mais comum dos 20 aos 40.
Daniel Herchenhorn explica que é possível descobrir sinais de câncer no parceiro, mas é pouco comum. O tumor é identificado por um aumento no volume do testículo ou a presença de um nódulo, sendo que estas mudanças são observadas pelo paciente somente pelo auto-exame, esclarece Daniel.
O câncer de testículo é um dos mais curáveis, principalmente se detectado no início, mas os homens devem fazer o auto-exame uma vez por mês, após o banho quente, recomenda o Inca.
O homem para realizar o auto-exame deve ficar de pé, em frente ao espelho, e observar se há alterações em alto relevo na pele dos testículos, examinando-os com as duas mãos. É necessário ficar atento às alterações no tamanho dos testículos e se notar presença de nódulos ou aumento no volume, deve procurar o médico na unidade de saúde da família.

Mas, alertam os especialistas: não é para ficar assustado se um dos testículos parecer maior que o outro. 

Comentários