Exames de sangue podem detectar Alzheimer e câncer Pesquis

Pesquisas em desenvolvimento mostram que as doenças dão sinais através da corrente sanguínea
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Uma pesquisa conduzida por cientistas ligados à Universidade de Georgetown, em Washington DC, traz novas e animadoras esperanças para o combate de duas doenças graves, que atingem milhões de pessoas todos os anos: o Alzheimer e o câncer. A pesquisa é realizada em cima de um novo teste que mede o nível de 10 tipos de gordura no sangue.
Até agora, os resultados são muito bons. Foram analisadas amostras de sangue de 525 pessoas com idade superior a 70 anos, comparando os exames das que desenvolveram Alzheimer com os das que permaneceram mentalmente ágeis. Os testes apontaram uma diferença nos níveis de lipídios entre os dois grupos, permitindo prever com uma precisão de 90% o risco de uma pessoa desenvolver a doença nos próximos três anos.
Com uma metodologia muito parecida, outra pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, conseguiram detectar pequenas quantidades de DNA tumoral circulando na corrente sanguínea, o que pode ser um indício de aparecimento futuro do câncer. O experimento permitiu identificar 50% dos pacientes que estavam no estágio 1 do câncer de pulmão e todos os pacientes já em estado mais avançado deste tipo de doença.
O grande diferencial desse método é a descoberta das doenças de forma antecipada, através de simples exames de sangue, visto que são duas doenças que quanto mais cedo forem descobertas têm mais chances de tratamento e cura.
Com informações de Epocanegocios.globo.com

Comentários