ESTATÍSTICAS CÂNCER DE MAMA

PUBLICIDADE
Frequência de mulheres e homens com câncer de mamaO câncer de mama pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, no entanto, é muito mais comum em mulheres (nos Estados Unidos, por exemplo, mil vezes mais mulheres são afetadas pelo câncer de mama do que homens).
Nos países ocidentais, este tipo de câncer é uma das principais causas de morte entre as mulheres.
O câncer de mama em relação a outros tipos de câncerO câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo (isso pode variar dependendo do país) e tipo de câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a quase 22% dos novos casos de câncer.
Taxa de sobrevida no câncer de mamaA taxa de sobrevida de 5 anos é de 61% a nível mundial. Já em um país desenvolvido como os Estados Unidos, a taxa de sobrevida de 5 anos ao câncer de mama é de 89% (fonte: Webmd.com, outubro de 2012).
De acordo com pesquisadores americanos, em um artigo de junho de 2014 sobre a mamografia 3D, um novo método de triagempermite diminuir erros de diagnóstico (positivos e negativos). Eles também observaram a taxa de sobrevida, que em cinco anosfoi de 97% se o câncer for detectado suficientemente cedo e ainda não ter se espalhado para além da mama.
Frequência na populaçãoNos Estados Unidos, uma em cada oito mulheres teve, tem ou terá câncer de mama. Em outros países, como o Japão, a proporção de mulheres afetadas pelo câncer de mama é menor (diferentes hábitos alimentares ou a genética podem explicar a discrepância).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama aumentou 10 vezes desde 1960 e 1970. No entanto, a partir dos anos 2000, houve uma estabilização nos números de casos (pelo menos nos países ocidentais), possivelmente devido a uma melhor triagem e detecção do câncer bem como a uma diminuição na adesão da terapia hormonal de substituição (THS).
Se o câncer for detectado numa fase precoce, a taxa de sobrevida em 5 anos é de quase 100% (dados para os Estados Unidos, de 2014, fonte: Webmd.com).
Número de casos de câncer de mama (diagnóstico e morte)Em 2011, havia 1,5 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer de mama no mundo [fonte: Relatório Mundial do Câncer de Mama 2012].
De acordo com a OMS, o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo.
Nos Estados Unidos, em 2012, estima-se que houve 226.870 mulheres e 2.150 homens diagnosticados com câncer de mama. Estima-se também que neste mesmo ano, o número de mortes em decorrência do câncer de mama foi de 39.510 mulheres e 410 homens (fonte: Webmd.com, outubro de 2012).
Idade média no diagnósticoNos Estados Unidos, a idade média no diagnóstico do câncer de mama é 61 anos.
Brasil
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama em 2010, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença. Segundo dados do DataSUS do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos. O mapa abaixo mostra dados do INCA para 2010 de acordo com os estados do Brasil:
Estatísticas câncer de mama
Cerca de 80% dos casos de câncer de mama é do tipo carcinoma ductal. O carcinoma lobular é bilateral (acomete as duas mamas) em 30% dos casos. Os outros tipos de câncer de mama menos freqüentes, como doença de Paget, carcinoma mucinoso, medular, tubular e papilar correspondem a menos de 10% de todos os casos. O carcinoma inflamatório constitui de 1 a 3% dos cânceres de mama, sendo uma das formas mais agressivas do câncer de mama.
Ver a seqüência: 

Comentários