Pular para o conteúdo principal

Brasil deve ter 70 mil novos casos de câncer de próstata em 2015.


noun_1297_cc
15 de julho é o Dia Internacional do Homem. Se você é um dos homenageados do dia de hoje e tem mais de 45 anos é melhor não deixar os cuidados para mais tarde. Apenas no Brasil, estimam-se 70 mil novos casos de câncer de próstata.
Nos dias de hoje, a doença continua traçando sua história e fazendo novos personagens dessa luta. Nos Estados Unidos, 1 a cada 6 homens é atingido pelo câncer de próstata. No nosso país, o aumento da incidência é justificado pela evolução dos métodos de diagnóstico e o aumento na expectativa de vida, dado que ¾ dos casos da doença acometem maiores de 60 anos.
Contudo, apenas 5% das ocorrências de câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos. Isso significa que em 95% das vezes a origem da doença está relacionada a hábitos de vida. Sedentarismo, fumo e má alimentação são alguns fatores de risco.
O diagnóstico precoce é uma das melhores armas para vencer o câncer de próstata. Para isso, é fundamental que homens acima de 40 anos realizem check-up regularmente e acima de 50 ou 45 anos (a última idade, no caso do paciente ter maiores riscos) façam o exame de PSA e toque retal.

Comentários