Amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama


Não são apenas os bebês que se beneficiam da amamentação. Ela também é fundamental para a saúde das mães e auxilia na prevenção do câncer de mama. O alerta é da Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM, que ressalta a importância de celebrar a Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto. Segundo a entidade, cada ano de amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. 
De acordo com o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da SBM, mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. "A amamentação é uma proteção natural", explica. Segundo ele, já mesmo aquelas que desenvolvem o câncer de mama, se amamentaram por mais de um ano, têm chance de desenvolver um tipo de câncer menos agressivo, com melhor prognóstico.
O especialista afirma ainda que os benefícios da amamentação na prevenção do câncer de mama não ficam restritos só para as mães. Estudos atuais sobre os componentes do leite materno sugerem que ocorre também uma proteção contra o desenvolvimento do câncer de mama na idade adulta dos bebês que obtiveram boa amamentação. O médico também destaca os cuidados que se deve ter durante o período de aleitamento para preservar a saúde mamária. "Tudo que possa sensibilizar a região deve ser evitado, como o uso de cremes e pomadas - que, por hidratar a pele a deixam mais sensível a fissuras durante a amamentação", afirma Berrettini, acrescentando que expor as mamas ao sol e ajudar o bebê a mamar da maneira adequada também previnem machucados e a mastite (inflamação das mamas). 
O médico ressalta ainda que, em um estudo recente, constatou-se que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. "Esse acompanhamento durante o pré-natal é fundamental. O ideal é que o exame clínico seja feito uma vez por trimestre. A amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto o exame das mamas na gravidez é extremamente importante", conclui o mastologista.

Comentários