3 razões que justificam o aumento nos casos de câncer

razoes

Muitas pessoas percebem e questionam o aumento dos casos de câncer no mundo. Há, ainda, quem ache incongruente a maior frequência da doença com os avanços da prevenção e do tratamento.
A verdade é que, atualmente, temos mais chances de sobreviver ao diagnóstico, principalmente quando a detecção é precoce. Mas, segundo o Dr. Bhavesh Balar, oncologista de Nova Jersey, o aumento da incidência é justificado por três fatores:
1- Pessoas mais velhas têm mais câncer. E nós estamos ficando mais velhos.
Assim como outras doenças, o câncer afeta principalmente os mais velhos. A tendência é que essa faixa da população cresça cada vez mais no mundo, graças a longevidade.
2- A obesidade aumenta as chances de vários tipos de câncer.
Atualmente, a obesidade continua a ser uma epidemia devido a dietas inadequadas e falta de exercícios. Em 2014, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica divulgou que a obesidade deve ultrapassar o tabaco como fator de risco principal para o câncer.
3- Certos tipos de câncer estão em ascensão.
Fatores como a obesidade aumentam os números dos cânceres gastrointestinais. Além disso, metade dos casos de cânceres de fígado nos EUA ocorrem em pessoas portadoras de hepatite C. Também, o vírus do HPV (sexualmente transmissível) pode causar alterações celulares que originam alguns tipos de câncer. Por fim, a incidência do câncer de pele tem crescido devido a falta de proteção solar e comportamentos de bronzeamentos intencionais.
Lembramos que os cuidados básicos para ter uma vida melhor – alimentação equilibrada, não fumar, praticar exercícios físicos e beber moderadamente – são fundamentais para evitar a doença.

Comentários