Noviddade que virou moda livros de colorir aliviam o estresse

Livros de colorir aliviam o estresse, mas podem ser rota de fuga para problemas pessoais

Conheça os benefícios dessa atividade e saiba fugir dos exageros

ARTIGO DE ESPECIALISTA Adriana de Araújo PSICÓLOGO - CRP 56802/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDA




E, então, virou moda os livros de colorir. Está até difícil encontrá-los para comprar já que muitos estão esgotados, pois tamanha tendo sido a sua procura. Pois bem, você sabia que de fato os livros de colorir realmente ajudam a relaxar? Sim, ajudam mesmo. Sabe de que forma? Segue algumas ideias para o fenômeno de vendas:
  • O momento dedicado para fazer essa atividade e é um momento dedicado a você, ao seu lazer
  • Você revive uma memória boa do passado e da infância (período normalmente comum de atividades de colorir)
  • Momento lúdico de descontração
  • Momento de concentração, pois você deixa de lado outras ideias, problemas e pensamentos.
Esse método funciona para grande parte das pessoas, mas é muito difícil afirmar que funcionará para qualquer pessoa. Afinal, cada um tem um histórico de vida e uma vivência. Nem todos têm boas recordações de momentos lúdicos como esse, porém, é uma exceção. As pessoas que se beneficiam disso são aquelas que:
  • Deixam a leveza das ideias aflorarem durante o ato de colorir, sem crítica ou mesmo perfeccionismo
  • Quem explora o momento com prazer
  • Quem se desconecta das outras ideias e se concentra na pintura por completo
  • Quem se diverte com o que está fazendo.
Escolher ilustrações com as quais a pessoa se identifica pode ajudar no relaxamento e prazer. Mas não há uma regra. Só o fato de conseguir se concentrar já é terapêutico para muitas pessoas. Com a correria do dia a dia, ser capaz de se dedicar por completo a uma atividade prazerosa pode ser tão benéfico quanto alguns minutos de meditação.
Observe que normalmente esses desenhos contêm muitos detalhes, e uma das funções é acentuar a capacidade de atenção. Isso ajuda na concentração, que é fundamental para essa atividade e também para o bem estar e relaxamento.
A importância de manter um ritual (separar um momento da semana ou do dia para se dedicar ao livro) é tão útil quando dedicar um tempo para os amigos, para uma boa risada, para meditar, praticar exercícios. Dessa maneira, a pessoa se permite ficar algum tempo livre dos pensamentos corriqueiros do dia a dia.
O melhor momento para fazer sua escolha de colorir é quando você pode realmente se permitir estar ali. De nada adianta deixar coisas acumuladas sem resolução para "fugir" através dos livros de colorir. Isso não faz sentido como ação de sucesso. Todo ato criativo envolve momentos de descontração.
Os livros de colorir podem acabar virando uma obsessão, como tudo na vida se não for bem colocado. Por isso, não se pode usá-lo como fuga, mas como uma boa válvula de escape, útil no processo de criação e ação. Você facilmente saberá identificar se está relaxando ou fugindo de algo. Assim saberá dizer se é um vício, se está em excesso ou mesmo atrapalhando sua vida.
Boa pintura, sucesso nas suas escolhas! A vida é rica em diversidade!

Comentários