SUCOS DE FRUTAS CÍTRICAS AJUDAM A ALIVIAR NÁUSEAS apÓs QUIMIOTERAPIA
Juliana Conte
Após a segunda sessão de quimioterapia para o tratamento de um câncer de mama, a queda de cabelos não incomodou tanto Irvana Castanho, 46 anos, quanto o mal-estar que o medicamento passou a lhe causar. Náuseas e cansaço — muito cansaço — vieram como uma avalanche. Ela relata que a boca ficava tão seca que, mesmo bebendo muita água, a sensação de gosto metálico na boca persistia. Além disso, não podia sentir cheiro de comida sendo preparada que o estômago embrulhava.
“Eu só gostava de comer coisas geladas. Então a nutricionista do hospital me orientou a tomar bastantes picolés de frutas e chupar gelo. Eu sempre vivia com balas de hortelã na bolsa, também. Foi difícil no começo, mas essa sensação ruim ficava nos dois primeiros dias,  aí depois amenizava.”
Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas, mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento. Segundo a nutricionista Priscila Navarro Lemes, chefe do Departamento de Nutrição do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), é bastante comum pacientes perderem de 10 a 20 quilos. Nesses casos de perda acentuada, já é necessário entrar com suplementação nutricional.
Cítricos são arma poderosa
Aproximadamente 30% das drogas quimioterápicas provocam náuseas, vômitos e boca seca. Os sucos podem ser aliados ao combate desses sintomas, principalmente se forem de frutas cítricas, porque promovem uma produção maior de saliva e, assim, a sensação de boca seca pode desaparecer.
Uma dica importante para que náuseas e enjoos não prejudiquem o apetite é tomar sucos refrescantes 15 minutos antes da refeição principal. “Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre. Outra coisa que ajuda bastante é preparar gelinhos com suco de fruta natural, que ajuda a combater as náuseas”, explica Priscila. “Além disso, fazer pequenas refeições num intervalo de tempo pequeno, a cada 2 horas, por exemplo, faz com que o paciente não se sinta enjoado”, complementa.
Há dicas que não envolvem sabores cítricos e que também diminuem o desconforto. Bater no liquidificador sorvete com banana ajuda a aliviar boca seca e intestino preso. O acréscimo de leite em pó (se o paciente não estiver com diarreias) torna a receita mais rica em calorias, cálcio e proteínas. Fazer bochechos com solução de bicarbonato de sódio a 3 % (1 colher de chá para 1 copo de água), após a higiene bucal, também pode ajudar.
O Vencer o Câncer já publicou receitas de sucos com brócolis para prevenção de tumores, e como as duas preparações levam frutas cítricas, ambas podem ajudar no alívio da náusea.
Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) tem um livro de receitas disponibilizado gratuitamente para controle de sintomas. Veja alguns exemplos de sucos:
SUCO DE MAÇÃ, LIMÃO E HORTELÃ
Ingredientes 
• 2 maçãs com casca
• 2 xícaras (chá) de água
• Suco de 1 limão
• 4 folhas de hortelã
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• Gelo a gosto
Modo de preparo
• Bata as maçãs no liquidificador junto com a água;
• Coe, adicione o suco de limão, o hortelã e o açúcar e bata no liquidificador novamente;
• Acrescente o gelo e sirva em seguida.
Rendimento: 3 copos de 250 ml
SUCO DE CENOURA, TANGERINA E GENGIBRE
Ingredientes
• 8 tangerinas
• 1 cenoura média picada
• 1 colher (chá) de caldo de gengibre (para obter apenas o caldo, basta ralar o gengibre e depois espremer com apoio de um pano limpo e seco).
Modo de preparo
• Em um espremedor de frutas, esprema as tangerinas. Reserve;
• Bata no liquidificador a cenoura, o suco das tangerinas e o caldo do gengibre;
• Coe e sirva gelado.
Rendimento: 3 copos de 300 ml



Comentários