Sancionada lei que obriga a reconstrução da mama na mesma cirurgia de remoção do tumor
Lei (12802/13) que determina a reconstrução da mama na mesma cirurgia em que for realizada a retirada por causa de câncer sancionada pela presidente Dilma Rousseff teve origem na Câmara.
A lei atual altera a lei 9797, de 1999, que já determina a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora pelo SUS, mas sem um prazo para que ela seja realizada.
A autora da proposta na Câmara, deputada Rebeca Garcia, do PP do Amazonas, alertou que em função de uma espera pela reconstrução - que pode chegar a cinco anos - muitas mulheres desenvolvem um quadro depressivo.
"O que acontece na grande maioria dos casos: a pessoa tem condição de fazer essa cirurgia no mesmo ato. O que é infinitamente favorável a essa pessoa que está passando por esse processo de doença. Como é também favorável à União que deixa de ter que fazer duas cirurgias, uma de retirada da mama e outra de implante da prótese, e passa numa única cirurgia a fazer os dois processos diminuindo os custos do governo federal."
No Distrito Federal, três hospitais realizam esse procedimento. Desde a vigência da lei, já foram realizadas 35 cirurgias de reconstrução imediata.
O coordenador de cirurgia plástica do DF, José Adorno, explicou que o número ainda é pequeno porque os hospitais ainda estão se adaptando à lei.
"Nós temos estrutura para fazer isso. Nós temos profissionais para fazer isso, só que nós temos que formar equipes e temos que ter uma estrutura mais adequada tanto de sala de cirurgia, da parte da mastologia e da cirurgia plástica para as equipes atuarem conjuntamente."
Para Marilda Rodrigues, de 68 anos, que é voluntária no Hospital de Base em Brasília e teve seu primeiro câncer de mama há 30 anos, a reconstrução é fundamental para a melhoria da autoestima de mulheres que passaram pela retirada total de uma ou das duas mamas.
"As mulheres quando entram para a cirurgia já saem com essa preocupação de serem mutiladas, acaba com a autoestima, principalmente as que fazem quimioterapia que ainda cai o cabelo. Eu acho isso fundamental."

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam para o surgimento de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2014, sendo que desse total 13 mil mulheres poderão morrer.

Comentários