Fator genético, celular, adoçante... Veja mitos e verdades sobre o câncer

Qualquer pessoa pode ter câncer? É hereditário?
Adoçante, desodorante, celular... Eles provocam a doença?





Uma dúvida bastante comum é: qualquer pessoa pode ter câncer? Isso é verdade, mas a doença nem sempre é hereditária. Na verdade, apenas 10% dos tumores tem relação genética. O câncer também não atinge só os mais velhos. A doença afeta pessoas de todas as idades e em diferentes fases da vida.
E o adoçante, é verdade que provoca câncer? Isso é mito. Antigamente, havia comprovação de que os adoçantes poderiam causar a doença, mas a composição foi alterada e hoje não apresenta risco. O mesmo acontece com o desodorante. Hoje a formulação mudou e não há qualquer problema.
Outra dúvida recorrente é sobre o celular. Uso constante de celular e micro-ondas são fatores de risco para o câncer? É mito! A taxa de radiação emitida é baixa, não há comprovação científica que relacione uma coisa à outra.
Existe vacina contra o câncer? Na verdade, existem vacinas contra o HPV, por exemplo. "O HPV pode vir a dar um câncer e hoje existe uma vacina para ficar livre de dois HPVs bem agressivos. Da mesma maneira que temos vacina contra a hepatite B, que também pode dar câncer", explica o doutor José Bento.
Boa alimentação, atividade física, exames periódicos e sexo seguro são fatores que podem evitar o câncer.
Hoje, os boatos se propagam rapidamente por causa das redes sociais. Por isso, é sempre bom procurar um profissional ou veículos confiáveis se tiver alguma dúvida. Nem sempre o que está na internet é verdade absoluta!
 o consultor e ginecologista José Bento e o oncologista Paulo Hoff.

Comentários