Alimentação na Quimioterapia


Esta postagem traz dicas de alimentação para a quimioterapia. Durante os dias que você passa sentindo os efeitos da quimioterapia, você pode sentir enjoo, fome, dor no estômago ou tudo ao mesmo tempo.

Obs.:

Essas dicas são baseadas na dieta que eu tinha, ou seja, o que funcionava comigo. Isso não significa que funcione com todo mundo.



Dica nº 1:
Cada organismo reage à quimioterapia de uma modo diferente.

Dica nº 2:

As reações do seu organismo à quimio vermelha são diferentes das reações do seu organismo à quimio branca.

Dica nº 3:

Tome bastante líquido. Água de coco cai muito bem, pois além de hidratar, alimenta.

Dica nº 4:

Se estiver com enjoo, faça refeições em pequena quantidade, porém com menor espaço de tempo entre elas.


Dica nº 5:
Se estiver com enjoo, evite gorduras, frituras e alimentos que dificultem a digestão. Mamão facilita a digestão. Sorvete alivia o enjoo.

Dica nº 6:

Se estiver perdendo peso vale a pena comer alimentos ricos em açúcar para o seu corpo ter uma fonte de energia mais imediata e não precisar usar suas reservas fazendo você perder peso. Não confunda gordura com açúcar!

Dica nº 7:

Se estiver sentindo enjoo e não estiver com o estômago vazio, comer frutas cítricas (abacaxi funciona bem) vai ajudar na digestão e aliviar a sensação de enjoo ou estufamento.

Dica nº 8:
Se estiver com dor no estômago, não tome leite, pois apesar da melhora inicial, a dor voltará com mais intensidade. Coma banana, pois ela ajuda a se livrar da dor.

Dica nº 9:
Se estiver tendo muitos problemas com o peso ou com a alimentação, consulte um nutricionista.

Dica nº 10:
Se nada funcionar, ligue para o seu oncologista. Não tenha vergonha de incomodar se estiver precisando de verdade. Ele pode adicionar outro remédio contra enjoo ou pode indicar um remédio contra a dor no estômago.



Comentários